20 setembro, 2019

Matéria da semana e foi no 20 de Setembro

A Revolução Farroupilha, também conhecida como Guerra dos Farrapos, foi uma rebelião popular, que aconteceu no Rio Grande do Sul, contra as imposições da corte portuguesa, então lideradas por Regente Feijó. O conflito durou 10 anos (1835-1845)
a Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, que teve início em 20 de setembro de 1835 e terminou em 1º de maio de 1845, período que passou a história deste estado como o "Decênio Heroico.

A Revolução Farroupilha foi uma revolta regional contra o Governo Imperial do Brasil, O Rio Grande do Sul foi palco de intensas disputas entre portugueses e espanhóis, durante o período de colonização do Brasil. 
Naquela época,  foi firmado a primeira constituição do país, a qual previa incentivos para a produção de açúcar e café.  Porém, os gaúchos destinavam a maior parte de sua produção ao charque e ao couro.

A partir de então, iniciaram-se revoltas, lideradas pelo partido Liberal, para que a corte também previsse incentivos para o desenvolvimento econômico do sul.
  No entanto, ninguém lhes deu ouvidos, Alguns anos mais tarde, a coroa passou a importar os mesmos produtos fabricados pelos gaúchos, mas por um preço muito mais baixo. Enquanto os artigos vindos do Uruguai eram taxados com 4% de impostos no Rio de Janeiro, as mesmas peças rio-grandenses eram cotadas em 20% de tributo
Foi somente em 1935 que o Império entrou no conflito para valer, enviando tropas No dia seguinte da invasão de Porto Alegre pelas tropas da corte, o comandante da Guarda Nacional local, Bento Gonçalves, tomou a liderança do movimento e proclamou a República do Piratini,Assim, aqueles que antes eram apenas revolucionários tornaram-se combatentes para reivindicar o reconhecimento de um novo país,Em 1936.
 Bento Gonçalves foi preso e, ao mesmo tempo, nomeado o Presidente da República rio-grandense. Quem assumiu na sua ausência foi o vice Davi Gonçalves e Giuseppe Garibaldi, os quais decidiram expandir o território para a vila de Laguna, em (Santa Catarina.) Com a tomada de Santa Catarina, o Império decidiu fortalecer o exército. Assim, os combatentes farroupilhas que haviam ganhado várias batalhas até 1840 começaram a sofrer com a falta de combatentes e recursos. Como consequência, em 1843, Bento Gonçalves renuncia o cargo de presidente.
 Luís Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias), que, em 1845, decretou o fim da guerra com o Poncho Verde.No tratado.
As condições dos revolucionários foram inúmeras incluindo a libertação dos escravos e presos políticos envolvidos na batalha, a maior autonomia econômica para a província e a amenização dos impostos.Apesar do Império aceitar a maior parte das propostas, nem todas foram cumpridas os negros e escravos, ao invés de serem libertos, foram vendidos.Durante a batalha, muitos nomes ficaram conhecidos, devido às conquistas farroupilhas. Os nomes de maior destaque são: 
  • Bento Gonçalves
  • General Neto
  • Luis Alves de Lima e Silva (Duque de caxias)
  • Davi Canabarro;
  • Onofre Pires;
  • Vicente Fontoura, 
  • Giuseppe Garibaldi;
  • Cipriano Barata, Luigi Rosset
  • A Guerra resultou em severos danos à economia do Rio Grande do Sul Algumas cidades tiveram a população reduzida significativamente, a exemplo de Passo fundo e Piratini, que serviam de corredores para as tropas.
Viva o Rio Grande.
 Viva o chimarrao, viva a chama criola
 Viva os  Pampeanos,Guenoas, Bohanes, Yarós, Charruas e Minuanos viva Tiaraju, viva os maragatos e chimangos,viva a gaita e o fandango de galpão, viva o churrasco e costela a fogo de chão
Viva o Internacional de Porto Alegre
Viva o Grêmio de futebol porto alegrense

Viva ao Rio Grande do Sul 
Terra de mulheres bonitas
Viva o Brasil



















3 comentários:

  1. Sou do Rio grande do sul afim de comer alguém WhatsApp 51997949208

    ResponderExcluir
  2. Desejo conhecer Casal ou mulher, liberais ( Heteros iniciantes ou não, adultos, discretos,decididos sem problemas de relacionamento e de preferência realmente casados ou estavéis, que vejam o menage masculino como um desejo comum entre ambos, como tambem mulheres no mesmo perfil que desejem uma aventura onde a amizade e cumplicidade seja preponderante. Sou um homem (solteiro, simples nos habitos, discreto, maduro na personalidade e adulto no caratér, bastante liberal na sexualidade, mas nunca vulgar nas atitutes,gosto de voyerismo e brincadeiras junto com os (a) parceiros, Não curto Drogas,não Fumo, bebidas alcoolicas sem excesso, sou de sp HORTO FLORESTAL ZNORTE . Desejo fazer amizade e se encontrar casal para relacionamento discreto. , com controle de encontros totalmente feito pelo casal. Amizade, Cumplicidade e bom relacionamento e o que busco, branco , 50 anos , boa aparência 1,87 alt , sem barba sem bigode , muito educado , carinhoso, com dote grande e bem grosso, darei total descriçoes a quem interessar , pois sou discreto e sigiloso
    EMAIL AMIGOINTIMOSAFADO@GMAIL.COM
    WHATSAPP (11) 997737906 (CLARO) CARLOS. SKYPE. NINHO1211

    ResponderExcluir
  3. Rio grande do Sul terra de mulheres bonitas e homens que gostam de ser cornos e não tem medo de assumir seus desejos parabéns as esposas e aos cornos gaúchos sou um comedor de esposas adoro quando fodo uma mulher que o corno fica do ladinho dela acariciando e beijando a esposa amada enquanto ela sente prazer com os dois mulheres e casais evangélicos serão bem vindos sou comedor maduro 40 anos e tenho experiência 85.99613.8496

    ResponderExcluir

Use o bom senso e verifique se sua participação neste espaço é pertinente. Comentários ofensivos, desfocados, propagandas serão removidos.